FAQ

Respondemos suas principais dúvidas.

Perguntas frequentes

Quais são as limitações da conta gratuita?
Até 3 turmas cadastradas, você não tem limitação alguma. Você tem acesso a todos os recursos do PowerCubus, sem qualquer restrição. A partir de 3 turmas, você não poderá utilizar o nosso otimizador, que gera a grade horária automaticamente para você. No entanto, você poderá utilizar gratuitamente o PowerCubus para montar manualmente suas grades horárias.
Quantos horários diferentes posso ter na minha conta?
Cada horário diferente, nós chamamos de PROJETO. E você pode ter quantos PROJETOS quiser e licenciá-los conforme sua conveniência. Mas dentro de cada projeto, você pode gerar até 5 grades horárias mudando apenas a prioridade dos objetivos da otimização.
Posso gerar mais de uma grade horária para projetos diferentes com a mesma licença?
Depende. Ao mesmo tempo, não. Se você tem dois projetos de grades horárias, completamente distintos, que ocorrem na mesma época do período letivo, você terá de ter duas licenças. Caso a sua licença tenha periodicidade mínima trimestral, você poderá transferir a licença de um projeto de horários para outro, desde que não o tenha feito nos últimos 30 dias. Isso permite que você, ao terminar um período letivo, possa aproveitar a mesma licença para utilizar no planejamento dos seus horários do próximo período letivo.
Vale a pena utilizar o PowerCubus para montar horários manualmente?
Sem dúvida alguma! Mesmo sem utilizar o nosso otimizador, seu trabalho de montar horários escolares fica muito facilitado. A começar pela coleta das disponibilidades de horários dos professores, que é muito simples. Depois, ao montar o horário, você notará que o design do PowerCubus foi projetado para que você tenha uma excelente experiência de uso. Com alguns cliques do mouse, você poderá arrastar e soltar as aulas somente nos horários permitidos. O PowerCubus evita que você gere uma grade com colisão de horários, seja de professor ou do local de aula (salas, laboratórios, quadras esportivas e afins).
Mas, é claro, se você fizer a conta, considerar o valor do seu tempo, a facilidade de coleta das disponibilidades e, principalmente, a qualidade da grade horária gerada pelo nosso otimizador, você não vai nem pensar na possibilidade de montar os horários manualmente, por mais fácil que seja!
Por que o PowerCubus é gratuito até 3 turmas?
Confiamos tanto na qualidade nossa ferramenta e na sua facilidade de uso, que deixá-lo experimentar todos os recursos é a melhor propaganda que podemos fazer. Muito melhor do que agendar demonstrações e manter caras equipes de vendas. Com isso, focamos nossos recursos e esforços na ferramenta em si, que é, em última instância, o que realmente importa.
Por que eu deveria contratar o PowerCubus?
A montagem de grades horárias é uma atividade complexa, que conta com um elevadíssimo número de combinações possíveis. É humanamente impossível competir com um algoritmo otimizante processado por computadores de alta performance. Você pode despender o tempo que quiser e muito provavelmente você não conseguirá montar um horário com a qualidade de um bom algoritmo.
E o algoritmo do PowerCubus não é apenas bom. É excelente. É o resultado de 5 exaustivos anos de muita pesquisa e desenvolvimento, que começou no âmbito acadêmico a partir do estudo de técnicas de pesquisa operacional e inteligência artificial, associado a um profundo estudo das necessidades de mercado. E de nada adiantaria, se também não fossem associados esforços de design e usabilidade para que os usuários tenham uma experiência de uso agradável e produtiva.
Você sabe qual é o custo mensal de uma janela indesejada na grade horária semanal. Logo, os custos de licenciamento do PowerCubus são um verdadeiro investimento. Isso sem contar nos ganhos de difícil mensuração financeira. Quanto representa dispor de uma grade horária que favoreça aspectos pedagógicos?
Eu já uso outra ferramenta. Poderia deveria mudar para o PowerCubus?
Comece fazendo uma conta grátis e experimente. Você já notará uma experiência de uso diferenciada. É fácil, intuitivo e rápido. Você pode importar dados de planilhas em Excel de uma forma muito fácil. Isso agiliza demais. Você também pode coletar as disponibilidades horárias dos professores de forma rápida e fácil. E, ao contrário do que se encontra em outros aplicativos, você ainda pode validar as disponibilidades remetidas pelos professores, seja aceitando ou recusando.
Temos um poderoso otimizador, que considera um número maior de critérios de otimização se comparado a outros concorrentes. Além do mais, nosso otimizador é mais eficiente. Gere uma grade horária gratuitamente de 3 turmas no PowerCubus e na sua ferramenta atual. Compare o desempenho e a qualidade da grade gerada pela atual ferramenta e pela nossa. Você vai se impressionar. O PowerCubus dispõe ainda de uma completa dashboard que permite você comparar os seus diferentes processamentos. Nenhum outro tem estes recursos!
Isso sem contar o preço! Veja, compare e tire suas conclusões.
Qual é a vantagem em contratar uma licença anual se os horários são montados apenas no início do período letivo?
Nem sempre isso é uma verdade absoluta. Às vezes, basta que você precise substituir um único professor para que seja necessário promover muitos ajustes. Se você tiver a sorte de encontrar um professor que se encaixe justamente nos horários do anterior, tudo bem. Mas se isso não ocorrer, o PowerCubus com certeza vai facilitar muito a sua vida. E mesmo sem alteração alguma, as evidências podem mostrar que é conveniente alterar a grade horária para atender melhor algum aspecto pedagógico. Por isso, não é incomum que escolas promovam alterações de horários no meio do ano, por exemplo.
Além do mais, a contratação anual permite à sua Instituição dispor de um preço médio por mês muito mais em conta do que os outros planos.
Minha instituição tem 24 turmas, sendo 12 turmas de manhã e 12 turmas de tarde. Devo contratar um plano para 24 turmas?
Depende. Se houverem professores em comum e se você deseja reduzir o número de dias de trabalho do professor na escola, a resposta é sim. Porém, se os professores forem diferentes ou se você não está preocupado em reduzir o número de dias de trabalho – e sim diminuir o número de turnos – você pode contratar dois planos de 12 turmas. Você precisará administrar dois projetos, mas, financeiramente, é muito mais vantajoso.
Por que o valor por turma fica mais caro à medida que o plano tem mais turmas?
Por ser um problema de natureza combinatória, quanto maior o número de turmas, maior é a dificuldade técnica para resolvê-lo. Isso demanda um uso mais intensivo de recursos computacionais, uso de técnicas mais elaboradas de otimização combinatória e, portanto, é mais caro. Se você já montou uma grade horária manualmente, certamente você já constatou isso. Montar uma grade horária de uma instituição de ensino com 10 turmas demanda muito mais do que o dobro de tempo do que apenas 5 turmas.
O PowerCubus é apenas para escolas de educação básica?
Absolutamente, não! Instituições de ensino superior, principalmente aquelas que trabalham com o conceito de turma (regime seriado), podem se beneficiar muito utilizando o PowerCubus!
O PowerCubus permite gerar grades horárias que têm compartilhamento de disciplinas entre turmas diferentes?
Claro que sim! Você pode compartilhar grupos de aulas entre diferentes turmas, desde que elas tenham o mesmo professor e local de aula.
O PowerCubus permite que um local de aula receba mais de uma turma simultaneamente?
Sem dúvida! Quando você cria um local de aula, você pode informar quantas aulas simultâneas ele pode receber. Exemplo: se o ginásio tem 3 quadras esportivas, você não precisa cadastrar cada uma das quadras. Basta cadastrar uma vez o ginásio e informar que ele pode receber até 3 aulas simultaneamente.
Minha instituição tem algumas aulas que devem, necessariamente, ocorrer em horários já preestabelecidos. O PowerCubus prevê estes casos?
Sim! Você pode atribuir manualmente, sem qualquer restrição, e bloquear estas aulas. Ao utilizar nosso otimizador, basta informar que as aulas preestabelecidas devem ser mantidas.
Na minha instituição, as disciplinas são ministradas em um único dia. A maioria das ferramentas preza por distribuir as aulas ao longo da semana, restringir o número de aulas diárias, mas não é nosso caso. Como o PowerCubus trata isso?
O PowerCubus está preparado para isso também. Um dos atributos ao se cadastrar as aulas de uma disciplina diz respeito ao limite máximo de dias de aula. Se a sua instituição tem este caso, você encontrou a solução!
Várias ferramentas se propõem a reduzir janelas. Porém, na minha instituição queremos reduzir janelas de alguns professores apenas. Como resolvo isso no PowerCubus?
De uma forma muito simples: no PowerCubus você informa, professor a professor, se o número de janelas deve ser reduzido.